UBI promove política social

A Universidade da Beira Interior está a levar a cabo uma campanha de divulgação dos apoios que que os alunos têm ao dispor para fazer face a dificuldades financeiras. A campanha denomina-se “Não Desistas – Aposta em ti”, tem como finalidade divulgar os vários instrumentos disponíveis para financiar o percurso académico, muitos deles exclusivos para os estudantes da UBI e ajustados ao perfil de cada um.

Dar a conhecer bolsas, prémios de mérito e instrumentos de ação social – e como aceder – são o mote da divulgação que a Universidade promove, com o objetivo de ajudar a criar condições que contribuam para o sucesso académico. Na página online “Não Desistas” são apresentados todos os apoios existentes.


Ao escolher a UBI, uma instituição do interior, os alunos têm acesso ao Programa +Superior, que atribui bolsas a estudantes do 1.º Ciclo e/ou Mestrado Integrado, no valor de 1.500 euros anuais, renováveis e acumuláveis com outros apoios, nomeadamente com as bolsas de Ação Social do Estado.

Outra das medidas criadas para incentivar a permanência da população jovem no Interior está traduzida nos protocolos que têm sido estabelecidos entre a UBI e diversas entidades da região, nomeadamente autarquias. Neste caso, são parcerias com seis municípios e uma IPSS, que atribuem apoios aos seus residentes, em alguns casos para cursos da área da engenharia, com elevado nível de empregabilidade e de grande importância para o país.

A academia ubiana também premeia financeiramente o mérito de quem chega pela primeira vez à instituição. Aos colocados em primeira opção no Concurso Nacional que tenham nota igual ou superior a 18 valores é automaticamente atribuído o Programa de Excelência +UBI, no valor da propina anual.

Estes são alguns exemplos das soluções dadas a conhecer na página “Não Desistas”, onde é apresentada informação detalhada e em atualização permanente sobre as Bolsas de Ação Social do Estado, outras bolsas atribuídas por autarquias aos jovens dos seus concelhos e programas de apoio criados pela UBI para ajudar quem já se encontra no Ensino Superior, como o Fundo de Apoio Social ou o Programa Ser Solidário, entre outros. Há ainda informação sobre residências, as unidades de alimentação e cuidados de saúde, valências que disponíveis a preços de ação social.

Além desta página e do “Portal Ser Ubiano”, que também dá ajuda à escolha do curso, a UBI criou uma linha telefónica (275 242 002) exclusiva para esclarecer todas as dúvidas sobre estes programas.

Foto: UBI