Viatura Médica de Emergência e reanimação do CHCB tem novo compressor cardíaco externo. Para melhorar a assistência médica a doentes que sofram paragem cardiorrespiratória em ambiente pré-hospitalar, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Fundação EDP entregaram 37 compressores cardíacos externos, para equipar as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) de várias unidades de saúde do País. Um deles foi entregue a Carlos Gomes diretor clínico adjunto do Centro Hospitalar Cova da Beira.
“Os compressores cardíacos externos permitem aplicar de forma automática, contínua e segura, compressões torácicas a doentes em paragem cardiorrespiratória, no local da ocorrência e durante o transporte até às unidades hospitalares.
A sua utilização possibilita a realização de compressões torácicas mais eficazes, evitando a fadiga, inconsistências e pausas normalmente associadas às compressões torácicas quando realizadas manualmente, ao mesmo tempo, que liberta os profissionais de saúde para a realização de intervenções diferenciadas necessárias nestes doentes.
Este sistema de compressão torácica, de nome LUCAS, é portátil, automático e cumpre todas as recomendações da American Heart Association e do Concelho Europeu de Ressuscitação”, informa o CHCB em nota de imprensa.
Foto: CHCB