A UpHill, spin-off da Universidade da Beira Interior (UBI), está a dar os primeiros passos no caminho da internacionalização, tendo iniciado a comercialização dos seus produtos em países como Espanha e Holanda. A empresa fundada por Duarte Sequeira e Luís Patrão, diplomados em Medicina pela UBI, e Eduardo Freire Rodrigues, diplomado na mesma área, mas pela Universidade Nova de Lisboa, desenvolve software de apoio à decisão clínica e formação dos profissionais de saúde.
Esta fase de internacionalização surge como corolário da expansão que tem tido a tecnologia nascida nos bancos da universidade e que teve início na dissertação de mestrado de um dos fundadores.
Atualmente, a empresa tem 80 por cento dos seus produtos em unidades de saúde privadas nacionais, tendo também ligação a hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Entre os clientes do software contam-se cerca de quatro dezenas de clínicas e unidades hospitalares, como o grupo Luz Saúde e a CUF.
Eduardo Freire Rodrigues considera que, em Portugal, o sector está consolidado, tendo começado a transitar “para outras geografias na Europa e a começar a trabalhar na Holanda e em Espanha”. Ao Jornal Económico, o CEO da UpHill disse ainda: “Queremos muito consolidar esses mercados, porque a Holanda é conhecida por ser muito apta a receber tecnologias no setor da saúde”.
A UpHill desenvolve software para análise da qualidade e treino avançado para hospitais, permitindo às unidades de saúde melhorar a gestão da qualidade. Em paralelo, através da formação continuada, ajuda os médicos a tomar decisões mais eficazes para cada caso clínico, com vista a obter melhores resultados e maior segurança para o paciente.
Fez parte do primeiro grupo de empresas a instalar-se no UBImedical, incubadora criada pela UBI para apoiar projetos empresariais da área da saúde. A Uphill contou também com o apoio da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. Fundada há cerca de quatro anos, foi reconhecida em 2016 com o Prémio Jovem Empreendedor, atribuído pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.