“Se bebeste, toma decisões inteligentes. Não conduzas” é uma campanha que partiu da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e que envolve ainda a Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) e o projeto 100% Cool.
“Esta iniciativa conjunta pretende, de forma articulada, fomentar uma cultura de segurança rodoviária dos jovens adultos, contribuindo para a mudança de comportamentos nas novas gerações, tendo em vista a redução da sinistralidade rodoviária em Portugal”, frisa o comunicado da ANSR.
Esta campanha visa sensibilizar os condutores, especialmente os mais jovens, para os perigos associados à condução sob o efeito de álcool, apelando à tomada de decisões inteligentes após o consumo de álcool, nomeadamente soluções alternativas de transporte.
As entidades ligadas à campanha salientam que “o combate à sinistralidade rodoviária é um desígnio nacional e uma responsabilidade de todos os intervenientes no sistema rodoviário e começa em cada um de nós”, apelando à adoção de comportamentos responsáveis reforçando que “os acidentes podem ser evitados se todos cumprirmos o Código da Estrada e as regras de circulação”.