Congresso Internacional de Sophia celebrou valores da autora

O congresso internacional “Sophia de Mello Breyner: A contemporaneidade dos clássicos” realizou-se ontem na UBI, uma iniciativa do Departamento de Letras “não tem por objetivo celebrar mais um centenário do nascimento de uma autora, pois Sophia merece todo o destaque”, refere Cristina Costa Vieira, diretora do Mestrado em Estudos Lusófonos, justificando que Sophia “celebra valores que vêm da antiguidade clássica que são atuais”.

Além das habituais comunicações, o evento contou com um recital de poesia, a projeção de um documentário sobre Sophia de Mello Breyner, realizado por César Monteiro e comentado pela cineasta Amarante Abramovici.

Citando o professor da Universidade Clássica de Lisboa, Arnaldo Teixeira, que proferiu a palestra inaugural, “não é só mais um congresso de Sophia” e “esta não é uma universidade de periferia”, Cristina Costa Vieira considera o evento “um sucesso”.

Cristina Costa Vieira considerou “excelente” a adesão do público, sendo que durante a manhã o auditório esteve “quase completo, o que é uma vitória”.

O evento realizou-se durante todo o dia no Auditório da Parada