A JSD Distrital “recebeu com agrado” a intenção manifestada pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, de renegociar a concessão do turismo de altitude na Serra da Estrela, anuncia em nota de imprensa.
A JSD acusa a Turistrela de “fundamentar a sua atuação exclusivamente a nível dos desportos de inverno e turismo hoteleiro” e sustenta “a Serra da Estrela tem muito para dar, como motor da zona centro que pode e deve ser, não apenas no inverno, mas durante todo o ano.
Afirma que “defende o fim deste monopólio na exploração há dois anos” e vinca que no recente congresso essa posição se tornou “uma bandeira” com a aprovação da moção “Em Defesa Do Futuro: Pelo Ambiente, Pelo Distrito”.
No documento a juventude laranja afirma que “com modelo em vigor, os objetivos de criação de riqueza, de emprego, de beneficiação da própria marca não estão a ser cumpridos”. Por esse motivo, “saúdam” a intenção de renegociar os termos deste contrato, “desde que seja com o intuito de terminar o monopólio e aumentar a livre competitividade para o desenvolvimento do parque natural”.