TAKE-OFF dá prémio a 3 ideias nascida na UBI

Três ideias desenvolvidas na Universidade da Beira Interior (UBI) venceram o concurso de empreendedorismo promovido no âmbito do Projeto TAKE-OFF.“DARKO2”, “A Horde Too Many” e “SALYS” venceram um prémio monetário de 5 mil euros cada. Os três projetos relacionam-se com temas tão diversos como o aproveitamento de resíduos, jogos digitais e o desenvolvimento de alternativas à utilização no sal na alimentação.

“DARKO2” foi proposto pelo docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Faculdade de Engenharia (DECA-UBI), João Castro Gomes, e tem como objetivo implementar uma unidade industrial para a conceção, desenvolvimento e ensaio de soluções e protótipos de produtos pré-industriais. Permite o desenvolvimento de soluções e protótipos baseados na reutilização de resíduos e subprodutos industriais, que endurecem com a absorção de dióxido de carbono sob certas condições de humidade, temperatura e pressão.“Horde Too Many” tem autoria de Gonçalo Fonseca, formado em Engenharia Informática e Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais, na UBI. O projeto desenvolvido é um jogo para computador, Side-Scroller 2.5D de ação, que decorre num cenário pós-apocalíptico, combinando elementos de RPG, Sobrevivência e Gestão de Recursos. O jogo é um produto de duas empresas: “Digitality Studios” e “93bits Studio”.

“SALYS” foi realizado por Luís Lavoura, formado em Biotecnologia, com Mestrado também em Biotecnologia, ambos pela UBI. Em 2018 fundou a empresa SALYS, que constitui não só uma alternativa ao sal, como uma nova forma de salgar. Feito a partir de salicórnia e misturado com diferentes ervas aromáticas, tem menos de metade do sódio que o sal e, com proteínas, fibras, minerais e vitaminas, permite salgar e temperar de forma saudável.

Neste momento a SALYS já está disponível em algumas lojas Auchan. Na cidade da Covilhã, este produto pode ser adquirido no Hotel Puralã e na loja “A Tentadora”.