A realização de testes rápidos de despiste de Covid-19 no concelho de Idanha-a-Nova já teve início, uma operação da Câmara Municipal para prevenir a propagação do novo coronavírus.
A ação destina-se, sobretudo, aos profissionais que estão na primeira linha de contacto com os grupos de risco e na assistência e segurança à população. Até ao momento todos os testes ao coronavírus deram negativo, mas nos próximos dias continuarão a ser testados funcionários de Lares e IPSS, Profissionais de Saúde, funcionários que contactam com o público, Forças de Segurança como a GNR e o SEF, Proteção Civil, Bombeiros Voluntários e comerciantes de bens essenciais.
A operação está a ser custeada pela autarquia e prevê a realização de 1000 testes, num valor de 25 mil euros.
Penamacor iniciou a mesma operação a 3 de abril, em colaboração com uma rede clínica privada e juntas de freguesia e instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho. Para já, foram realizados testes aos elementos dos Bombeiros Voluntários de Penamacor, Guarda Nacional Republicana, auxiliares de IPSS e cidadãos que, entretanto, regressaram ao concelho há mais de 7 dias.
A partir de hoje, segunda-feira, “irão continuar a ser realizados esses testes aos cidadãos que tenham regressado ao concelho, auxiliares das IPSS e profissionais de saúde”, especifica o município.