Uma mulher de 38 anos é o primeiro caso, no Hospital da Guarda, de uma parturiente infetada com o novo coronavírus, adianta a Rádio Altitude.
Segundo específica, a parturiente deu entrada ontem à noite no Serviço de Obstetrícia e o teste, que é realizado a todas as grávidas, deu positivo. A situação obrigou a um protocolo específico de isolamento, já previsto nos planos de contingência, conforme explicou o médico pneumologista Luís Ferreira, da comissão de acompanhamento da Covid-19.
O parto (por cesariana programada) correu normalmente e “mãe e filho estão bem”. O recém-nascido é um bebé do sexo feminino, que se encontra numa área circunscrita do Serviço de Pediatria e ao qual vão também ser feitos testes.
Luís Ferreira explica que “não há risco especial ou acrescido” pelo facto de uma grávida ser positiva na análise ao coronavírus e admite que novos casos possam sempre surgir “nestas como noutras áreas de tratamento clínico”.
O especialista avança que no Hospital da Guarda há 34 pacientes internados com Covid-19, três dos quais em cuidados intensivos. Estes casos mais graves são de pacientes idosos e com outras complicações, confirma Luís Ferreira.