A Readiness IT, empresa com polo tecnológico no Fundão, está a apoiar um programa de “suporte económico à população”, do governo da Namíbia, onde as pessoas em dificuldades financeiras, face à pandemia do Covid-19, recebem um “rendimento único de emergência”, anunciou em comunicado.
A empresa nacional deu apoio à operadora Mobile Telecommunications Limited para que esta conseguisse lidar com o excesso de tráfego de rede e o sobre-carregamento de sistemas, permitindo que os números de transações ultrapassassem os 1,500 por minuto.
Graças à tecnologia desenvolvida em Portugal, há mais de 2,5 milhões de pessoas na Namíbia a beneficiar do suporte económico sem sair de casa. O processo é feito por SMS, e oferece “um serviço rápido e simples” e impede que “ocorram agrupamentos de pessoas no pedido a estes apoios financeiros e permite que as entidades governamentais consigam apoiar de forma mais célere”, descreve no documento.
A Readiness IT, que tem sede no Porto, tem no Fundão o seu centro de competências. Tem ainda escritórios em Lisboa, Santiago (Chile) e Auckland (Nova Zelândia).