A direção pedagógica do Conservatório Regional de Música da Covilhã, pais e alunos consideram “um enorme sucesso” o Plano Ensino @ Distância. Em nota de imprensa escola vinca que o êxito se deve “ao empenho de toda a equipa de docentes” e à “elevada motivação dos alunos em quererem continuar a aprender”.
Segundo Maria Carloto, encarregada de educação de uma aluna do pré-escolar, citada no documento, “graças a uma escola com um projeto inovador” a sua educanda “adaptou-se com prontidão ao estado de emergência”. Neste escalão “as famílias recebem desafios diários em plataformas online”, esclarece ainda o documento.
No 1º e 2º ciclo, toda a oferta formativa é lecionada através de momentos em formato videoconferência que “preveem que os alunos realizem atividades também em total autonomia”. Citada no documento, Mariana, aluna do 4º ano, agradece aos seus professores “por terem criado rotinas iguais às da escola”, acrescentando que “o novo ensino à distância tem corrido muito bem e é muito divertido”.
No que diz respeito à área artística, esta procurou “organizar aulas para que os alunos não perdessem a motivação e as rotinas de estudo do instrumento”. São mais de 250 alunos de música a ter aulas online, salienta o Conservatório. Luís Pires, encarregado de educação, explica que tem “sentido, desde a primeira hora, um grande empenho e profissionalismo por parte do Conservatório”.
Na dança “houve a preocupação em encontrar estratégias de ensino não presenciais para que os alunos continuassem a consolidar as suas aprendizagens”. Isabel Serra, também encarregada de educação, salienta que “têm sido tempos difíceis, mas os professores, embora à distância, são a força motriz para o desenvolvimento psicomotor salutar das crianças”. “Os momentos de ensino da dança à distância, vivenciados pelos nossos educandos, têm proporcionado sorrisos, olhos brilhantes e sobretudo têm sido uma forma de expressão sem limites” acrescenta.
No teatro estão a ser colocados desafios aos alunos e, segundo a professora Inês Barros, “imaginação continua a não faltar”. A aluna Benedita Mendes descreve que “não é a mesma coisa, mas não significa que seja pior, acho mesmo que conseguimos todos tirar partido de uma situação muito má e torna-la divertida, explorando situação não só de teatro, mas também do cinema e da televisão. Tem sido muito bom e estou a gostar muito”.
A Direção Pedagógica do Conservatório de Música da Covilhã, reconhece que a implementação do Plano Ensino @ Distância está a ser um enorme sucesso, que se deve ao empenho de toda a equipa de docentes “que rapidamente encarou o desafio imposto com espírito de missão. A elevada motivação dos alunos em quererem continuar a aprender, revelando um forte vínculo emocional com a escola”, foi outro aspeto que considera determinante. “Sem dúvida que a disponibilidade e cooperação dos encarregados de educação, tem sido outro fator preponderante”, conclui a escola.