7 equipas da Beira Interior no CNS em 2020/2021. 3ª Liga a caminho

A Federação Portuguesa de Futebol aprovou hoje a reestruturação do Campeonato de Portugal (CP) e anunciou a criação da III Liga, campeonato que vai intercalar entre a II Liga e o CP, e as subidas de divisão dos campeonatos distritais.

Na região da Beira Interior, ascendem então ao campeonato nacional os dois líderes da AF Guarda e AF Castelo Branco, Sporting de Mêda, que regressa após uma época no distrital, e o Alcains, que à data da suspensão do campeonato estava a 1 ponto de se sagrar campeão. Serão assim 7 as equipas a representar a região na próxima temporada: Benfica e Castelo Branco, Sertanense, Oleiros, Vitória de Sernache, Ginásio Figueirense, que já estavam, e somam-se agora Sporting de Mêda e Alcains.

O Campeonato de Portugal contará assim com 96 equipas, na época 2020/2021, divididas em 8 séries de 12. A primeira equipa de cada série irá disputar uma segunda fase de acesso à Segunda Liga, que será composta por 8 equipas distribuídas por 2 séries. Os vencedores de cada sobem. Do 2º ao 5º lugar das séries da primeira fase, irão disputar um acesso à III Liga, novamente distribuídas por 8 séries. Primeiro e segundo lugar de cada série ascende à III Liga.

No que toca às descidas, as últimas 4 equipas de cada série, na primeira fase, descem aos distritais.

Esta decisão tem como objetivos “assegurar o maior número possível de projetos equilibrados, aumentar a competitividade, melhorar a qualidade de jogo, aproximar os adeptos do futebol local e criar espaços de desenvolvimento para o jovem jogador português na transição dos sub-19 para os seniores e garantir um formato adequado ao que se prevê venha a ser a próxima época, no quadro da pandemia Covid-19”, descreve a FPF no seu site.

A FPF acordou também com o Sindicato dos Jogadores, que os profissionais destas competições terão como valor de renumeração base o salário mínimo nacional. Também a Taxa de Jogo sofrerá uma redução significativa e haverá ajustes no valor de inscrição de jogadores.