Na Covilhã já é possível receber dinheiro por reciclar garrafas PET

O projeto-piloto de reciclagem de garrafas de bebidas de plástico PET chegou à Covilhã em março. A máquina está instalada no Serra Shopping e espera-se que com a sua reabertura tenha agora maior impacto.

O valor que os consumidores recebem com a devolução de garrafas pode ser doado a uma instituição social ou utilizado para compras no espaço comercial onde está instalada a máquina.

Por essa devolução os consumidores recebem o valor de dois cêntimos por cada unidade entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos acima de 0,5 e até 2 litros.

Esta é uma iniciativa integrada no projeto “Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta!”, que teve início em março com a instalação de máquinas de recolha automática de garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis, de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas, em 23 grandes superfícies de norte a sul do país.

O projeto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!” é gerido por um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e tem como objetivo incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas.

Este projeto-piloto, ativo até setembro de 2021, é relevante para a preparação da implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, que deverá suceder a este sistema de incentivo a partir de 1 de janeiro de 2022.