Dos 30 projetos-piloto previstos no Estatuto do Cuidador Informal 4 vão ser na região da Beira Interior, nomeadamente nos concelhos de Sabugal, Seia, Fundão e Mação, projetos que arrancaram no dia 1 de junho, data a partir da qual o pedido deste estatuto pode ser pedido.
Ao abrigo dos projetos piloto, os cuidadores informais vão poder requerer o novo subsídio de apoio que assume o valor de referência de 438,81€ que pode variar em função dos rendimentos.
Os projetos-piloto terão a duração de 12 meses e o pagamento do subsídio de apoio ao cuidador informal principal tem efeitos a 1 de abril para os requerimentos entregues até 31 de julho, para os casos em que a situação de elegibilidade se verificasse a 1 de abril.
Para monitorizar e avaliar os projetos-piloto, será criada uma Comissão com dois representantes das associações de cuidadores, da Saúde, da Segurança Social, da Associação Nacional de Municípios Portugueses, do setor social e solidário, e duas personalidades de reconhecido mérito e experiência de trabalho no âmbito do cuidador informal .