O IPO de Coimbra em contacto com a nossa redação deixa claro que é seguro realizar tratamentos e consultas agendadas. Um esclarecimento que surge após a notícia de que uma doente com diagnóstico positivo no concelho da Covilhã esteve no IPO Coimbra, vincando a instituição, que esse não foi o local de contágio uma vez que a doente não chegou ao Campus Hospitalar, frisando que realizou o rastreio anteriormente, como está especificado no seu plano de contingência.
O IPO Coimbra garante que segue o plano de contingência segundo as normas da DGS e faz rastreios a doentes com indicação para cirurgia eletiva ou para procedimentos invasivos; doentes submetidos a tratamento de quimioterapia ou radioterapia; doentes com indicação para internamento ou transferidos de outros hospitais; doentes com proposta para Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e a todos os colaboradores com períodos de ausência superiores a 15 dias, bem como a todos os que contactem com doentes positivos e novos colaboradores. São também feitos testes a alunos e formandos que retomem a atividade na instituição.
Em comunicado o IPO esclarece ainda que “sempre que um doente tem o diagnóstico de covid-19 é informado e é encaminhado para um local específico” sendo “imediatamente agilizada a sua orientação pelo delegado de saúde da área de residência”, vincando que todos os “colaboradores que estiveram em contacto com o doente são identificados e reencaminhados para o Serviço de Saúde Ocupacional que atua em conformidade com as normas da Direção Geral de Saúde”.
O IPO de Coimbra vinca ainda que “na data do envio desta informação, não tem, no Campus Hospitalar, nenhum doente com diagnóstico de Covid-19”.