O incêndio em Oleiros está “dominado e estabilizado” disse, em conferência de imprensa realizada no Posto de Comando localizado no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Oleiros, Pedro Nunes, Comandante de Agrupamento Distrital do Centro Norte.
Durante a tarde “o incêndio deu muito trabalho devido ao calor, ao vento e ao baixo valor de humidade”, acrescentou ainda Pedro Nunes que garante “vigilância e rescaldo no local” onde estão cerca de 800 operacionais, número que deverá baixar nas próximas horas, ficando no terreno apenas “o suficiente para enfrentar a situação”.
O CADIS deixou ainda o pedido às aldeias “que estão na possível linha de fogo para se manterem alerta, caso haja reativações”. Pedro Nunes mostrou-se otimista para a noite uma vez que “será a do mês de julho a que terá mais humidade relativa, o que ajudará a consolidar as operações no terreno”, especificou.
Dos levantamentos feitos no local, foi possível averiguar que “não há registo de habitações que tenham sofrido danos, apenas casas devolutas e barracões agrícolas”.
A secretária de Estado, Patrícia Gaspar, pediu cuidados redobrados nos trabalhos agrícolas e em espaços florestais porque “não é tolerável que haja incêndios por negligência humana”, salientou.
FOTO: Paulo Cunha / Lusa