Centro Interpretativo da Torre de Centum Cellas vai avançar depois do verão

Belmonte vai avançar com a consolidação e Centro Interpretativo da Torre de Centum Cellas, anunciou a autarquia na presença da Ministra da Cultura que este domingo esteve em Belmonte para participar na homenagem a Zeca Afonso.

Dias Rocha afirmou que, “tão depressa quanto possível”, a câmara vai avançar com trabalhos de consolidação e a criação de um centro interpretativo do monumento.

No local a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, sublinhou a relevância da visita a este património e mostrou-se confiante de que “nos próximos dois, três meses” o processo de avaliação esteja concluído e que a obra possa começar.

Recordar que a obra está orçada em cerca de 600 mil euros e já foi candidatada aos apoios do + Centro 2020, aguardando apenas pela autorização da Direção Regional de Cultura do Centro para arrancar.

O objetivo da obra é preservar e conservar a torre, acautelando o risco iminente de deslizamento de alguma pedra e integra a criação de um centro de interpretação, que fica num terreno a cerca de 10 metros da torre e onde será possível ficar a conhecer as diferentes versões sobre a origem deste monumento. A obra deverá estar concluída dentre de um ano.