Feira de S. Tiago: “Era importante chegar até aqui e covilhanenses acreditaram que era possível”

“Foi importante chegar até aqui” referiu a vereadora da Câmara Municipal da Covilhã, Regina Gouveia, acerca da vitória da Feira de S. Tiago na fase regional no concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular, em declarações à Rádio Clube da Covilhã.

A vereadora denotou que tiveram uma missão difícil, “uma vez que quando realizamos a candidatura, tínhamos projetado uma edição este ano que ia recuperar algumas marcas identitárias, iria trazer novidades importantes, tínhamos um projeto ambicioso”, referiu, acrescentando que “sem a realização da feira deste ano, não tinham registos para apresentar na segunda fase do concurso”.

“Não tínhamos registos de vídeos que definiam a feira, só tínhamos vídeos de concertos e isso não chegava”. Através da história, o município procurou recriar apontamentos da época, e com isso “enriquecer um vídeo realizado pela RTP”, reforçando que “foi um trabalho árduo, mas interessante”, refere ainda a vereadora da cultura.

A feira de S.Tiago reúne “quase todas as categorias desde as danças ao artesanato e é o principal palco das tradições de cultura popular”. “Apostamos na Feira de S.Tiago porque tem antiguidade, tem uma grande dimensão, e além disso nunca perdeu a sua “âncora identitária”, foram os três méritos que nos fizeram acreditar”, afirmou Regina Gouveia.

Na participação do programa de sexta-feira, “fizemos questão de levar ao programa, uma identidade muito marcada e com preocupações de design”, disse, realçando que “sempre acreditámos, porque se é possível, nós vamos com tudo, mas os covilhanenses tinham de ser os primeiros acreditar” e “eles acreditaram connosco, complementaram aquilo que nós procuramos fazer”.

Só amanhã é que se vai saber os parâmetros para a próxima fase do concurso, mas a vereadora da Covilhã garante que para o ano o peso e a pressão na Feira de S.Tiago vão aumentar, contudo pretende que a feira para o ano seja ainda maior não só a nível quantitativo, mas sim a nível diferenciador e com uma identidade que se marque ainda mais.

FOTO: Frame RTP