A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) vai criar uma rota turística e gastronómica para valorizar e promover o queijo da região Centro, anuncia a InovCluster em comunicado enviado à redação.
A nova rota pretende “qualificar e valorizar um produto turístico capaz de melhorar a atratividade e dinamização turística da região” e contempla os territórios da Beira Baixa (NUTT III DOP Queijos da Beira Baixa e Requeijão da Beira Baixa), da Serra da Estrela (região das DOP Queijo Serra da Estrela e Requeijão Serra da Estrela) e do Rabaçal (NUT III da Região de Coimbra e Região de Leiria)”, refere a associação em comunicado.
A InovCluster acrescenta que este projeto integra “a estratégia mais abrangente do Programa Valorização da Fileira do Queijo DOP da Região Centro”. Assumindo uma elevada importância estratégica, a rota permitirá alavancar também o Programa Valorização da Fileira do Queijo DOP da Região Centro.
Segundo o documento, a iniciativa tem apoio financeiro garantido, numa candidatura aprovada pelo Turismo de Portugal e apresenta um investimento elegível aprovado de cerca de 327 mil euros, sendo 70% financiado pelo Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino.