A Câmara Municipal da Covilhã apresenta a exposição de cerâmica artística “Risos e Sorrisos sob o signo de Bordallo”, elaborada pelo Atelier de S. Miguel, no Museu de Arte Sacra até 25 de outubro.
Segundo nota de imprensa do município, o atelier, no desenvolvimento das peças em exibição, procurou obter a sua inspiração através da elevação do espírito alegre, caricato e primoroso, representativo da obra do mestre Raphael Bordallo Pinheiro, uma das figuras mais marcantes da arte portuguesa na segunda metade do século XIX. Este artista português, cuja vasta e dispersa coleção pode ser encontrada e apreciada em dezenas de livros e publicações, foi um precursor do cartaz artístico em Portugal, ostentando manifestações culturais nas áreas da pintura, aguarelas, ilustração, decoração e escultura.
A notória influência dos movimentos artísticas do desenho humorístico, da caricatura e da elaboração cerâmica, presentes no reportório de Bordallo, surge ao encontro da atividade cultural desenvolvida pelo Atelier S. Miguel na divulgação da arte local.
Os membros responsáveis pelo atelier, Fernando Miguel, Alberto Miguel e Milena Miguel, para além de descendentes de uma família artística, são também criadores talentosos e consagrados na arte popular, sendo que as suas peças são, atualmente, elementos fundamentais de muitas coleções particulares pertencentes a alguns dos maiores amantes do artesanato, a nível nacional.
A exposição “Risos e Sorrisos sob o signo de Bordallo” pode ser visitada de terça a domingo entre as 10h e as 18h. A entrada é gratuita.