Estão marcadas para dia 18 de novembro as eleições para o Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (CG-UBI). O calendário foi definido na reunião deste órgão, realizada na sexta-feira e que teve como principal objetivo desencadear o processo para constituir o Conselho Geral do período 2021-2025.
“Houve consenso no sentido de aprovarmos um edital, de modo a serem elaborados os cadernos eleitorais, com um ligeiro atraso devido ao atraso no início do ano letivo, para se realizarem as eleições no dia 18 de novembro”, anuncia o presidente do CG-UBI, José Ferreira Gomes.
De acordo com essa decisão, os cadernos eleitorais vão ser elaborados em outubro, seguindo-se a apresentação das listas concorrentes até dia 6 de novembro. Se houver necessidade de uma segunda volta, a mesma acontecerá a 20 de novembro.
Na reunião foi ainda escolhida a comissão eleitoral, constituída por sete elementos. Mário Marques será o presidente, assessorado por vogais representantes do corpo de Docentes e Investigadores (Cristina Fael e Jorge Gama), vogais representantes do corpo estudantil (Eduarda Teixeira Moreira e Hugo Pereira Santos) e vogais do Corpo de Pessoal Não Docente e Não Investigador (Pedro Cabral e Tatiana do Adro).
Desta eleição vai resultar a eleição de 21 conselheiros gerais, em representação do Corpo de Professores e Investigadores (15 lugares), representantes dos Estudantes (cinco lugares) e representantes do Corpo de Pessoal Não Docente e Não Investigador (um lugar).
Depois de finalizado o processo eleitoral, os novos conselheiros vão cooptar oito personalidades externas à UBI, completando-se assim os 29 elementos que compõem o órgão.
Será este elenco que irá, depois, definir o calendário eleitoral para escolher o reitor da UBI para o período 2021 – 2025.