Mau tempo: IPMA sobe nível de aviso para vermelho

O Instituto Português do Mar e Atmosfera, IPMA, elevou o nível de aviso para a região de laranja para vermelho, a partir do meio dia de amanhã, devido à previsão de chuva forte, na sequência da passagem da depressão Bárbara.

O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, vai estar em vigor entre as 12:00 e as 18:00 de amanhã.

Recordar que Portugal continental está sob o efeito da depressão Bárbara, com precipitação forte, aumento da intensidade do vento com rajadas até 100 quilómetros por hora e até 130 quilómetros por hora nas terras altas e agitação marítima, em especial na costa da região sul.

O aviso vermelho corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo. Nesta situação, o IPMA recomenda que as pessoas se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da proteção civil.

A Proteção Civil anunciou que vai colocar, às 00:00 de terça-feira, em estado de alerta especial laranja oito distritos do centro e norte do país devido à chuva “forte e persistente” e ao vento. Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre, Aveiro, Coimbra e Porto são oito distritos que vão estar em alerta laranja (o segundo mais grave da escala) entre as 00:00 de terça-feira e as 23:59 de quarta-feira, avançou Alexandre Penha, ajunto de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em conferência de imprensa.