Proibido circular entre concelhos nos próximos 2 fins-de-semana e aulas suspensas por essa altura

António Costa anunciou em conferência de imprensa novas medidas para combater a pandemia, entre elas, a proibição de circular entre concelhos nos próximos dois fins de semana, marcados pelos feriados à terça-feira e que “convidam à existência de pontes”.

Para além disso, também as atividades letivas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro (segundas-feiras) estarão suspensas assim como será atribuída tolerância de ponto na administração pública.

Costa apela também às entidades de trabalho que apliquem a mesma medida para que haja “quatro dias com o ritmo de circulação francamente diminuído”.

O uso de máscaras passará também a ser obrigatório nos locais de trabalho, exceto quando os postos são isolados ou quando haja separação física entre os trabalhadores. Até agora, o uso de máscaras era obrigatórias nas ruas – quando não era possível manter o distanciamento físico – e nos públicos fechados. “Também no trabalho se transmite o vírus e também no trabalho a máscara protege da transmissão do vírus”, apontou António Costa.

Na conferência de imprensa, o primeiro-ministro, destacou que os concelhos vão estar divididos consoante os níveis de risco em “extremamente elevado”, “muito elevado”, “elevado” e “moderado” e será “em função destes critérios de risco” que “nos próximos meses serão “modeladas as medidas a adotar para que se ajustem o melhor possível à realidade efetiva em cada concelho”.

Em risco “extremamente elevado” estão 47 concelhos, por apresentarem mais de 960 casos de doença por 100 mil habitantes.

No nível “muito elevado” estão 80 concelhos por apresentarem mais de 480 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Em risco elevado encontram-se 86 concelhos, com mais de 240 e até 480 casos por 100 mil habitantes, e, em risco “moderado”, estão 65 concelhos, com menos de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Da lista de risco saíram esta semana 17 concelhos, entre eles Fornos de Algodres e Vila Velha de Ródão os únicos da Beira Interior.