Covilhã: Centro de Ativ’idades apoia utentes adaptando-se à pandemia

O Centro de Ativ’idades (CAI) “procura dar continuidade às suas ações, adaptando-as à atual situação pandémica, mas mantendo como objetivo e função principal o contacto permanente com os utentes habituais que, por impedimento face às limitações em vigor, se encontram isolados nos seus domicílios”, avança a Câmara Municipal da Covilhã em nota de imprensa.

Segundo é explicado com objetivo de “atenuar a solidão e a carência de convívios denotadas pelos utentes, foram estabelecidos diversos contactos diários, através de telefone e/ou videochamada, como complemento às atividades e iniciativas adaptadas à nova realidade”.

O Centro destaca atividades como a “confeção de máscaras e a realização de trabalhos manuais com recurso a materiais de croché e malhas”, que servirão para presentear outros idosos do concelho, em particular os que residem em meios rurais, durante a quadra Natalícia. 

“Palavras de Ternura” é outra das iniciativas que o CAI está a realizar também como “medida de apoio e combate à solidão”, contando com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Publica (PSP), recorrendo ao Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, passa por identificar os idosos(as) em situação de isolamento, reconhecendo as suas principais vulnerabilidades e programando visitas conjuntas, com elementos de ambas as forças de segurança, tendo em vista a localização da residência à qual se efetua a deslocação.

O CAI pretende também incentivar a prática da escrita e da leitura por parte dos utentes através da iniciativa “Fragmentos de Vida” (já em fase de implementação), no qual irão ser recolhidos dados biográficos e históricos relativos à vida dos idosos(as), incluindo relatos de memórias, tradições antigas e experiências vivenciadas por cada um.

A Câmara vinca ainda que a “atividade de estimulação cognitiva, que era desenvolvida presencialmente, poderá decorrer on-line, destinando-se aos utentes que utilizem as novas tecnologias de comunicação e informação”.

A autarquia esclarece ainda que “em conjunto com as entidades de saúde e da Proteção Civil, será feito o acompanhamento e vigilância dos casos de COVID-19 identificados no território, que se encontrem em isolamento obrigatório, através de contatos telefónicos, bem como a extensão dos serviços de apoios necessários aos agregados em isolamento profilático”.

(foto arquivo)