Autoridade de Saúde recomenda não mudar de agregado familiar no Natal

O Subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal, apresentou um conjunto de recomendações para a época festiva, esta terça-feira, na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia da COVID-19.

O responsável vincou que é fundamental fazer o planeamento dos eventos e deixou uma mensagem aos portugueses com as principais medidas para diminuir o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Entre as medidas a ser postas em prática é aconselhado que se reduzam os contactos antes e durante esta quadra, não mudar de agregados familiares durante a quadra festiva e limitar as celebrações do agregado familiar com quem habita, lavar ou desinfetar as mãos frequentemente, usar a máscara de forma adequada e manter etiqueta respiratória, evitar a partilha de objetos, manter o distanciamento físico em todos os momentos e evitar os cumprimentos tradicionais e quem estiver doente, com sintomas ou em isolamento profilático, deve cumprir o que as autoridades de saúde determinaram.

Recordar que o Governo anunciou que ia rever, no dia 18 de dezembro, o mapa de risco e reavaliar a situação epidemiológica de cada concelho, procedendo, se necessário, ao agravamento das medidas.

Foto: plataforma da DGS