A falta de capacidade em Lisboa para responder a tantos doentes Covid-19 já obrigou, no último fim-de-semana, à transferência de pacientes infetados para os hospitais de Faro, Covilhã e Abrantes. Para a Covilhã foram transferidos 5 doentes, confirmou a Rádio Clube da Covilhã junto do CHUCB.
Sem disponibilidade de camas Covid nas unidades de saúde de Lisboa os pacientes foram encaminhados para outras regiões do país, afirma Alexandre Valentim Lourenço, presidente da Ordem dos Médicos do Sul em declarações à Rádio Renascença.
Na Covilhã, em relação ao dia de ontem o número de doentes Covid-19 internados diminuiu, dos 59 de ontem, (56 em enfermaria e 3 em UCI), hoje estão internados 46 doentes em enfermaria e 3 na Unidade de Cuidados Intensivos.
“Em Lisboa, a informação que temos é que em todos os hospitais centrais, mais os grandes hospitais da coroa metropolitana, as vagas de Covid estão todas cheias. Neste fim-de-semana, houve, inclusive, transferências de hospitais centrais para os hospitais do Algarve, Covilhã e Abrantes.”
Alexandre Valentim Lourenço adianta que Lisboa está a transferir doentes com Covid-19 que se encontram em enfermaria, “não os mais graves”.
Recordar que a ministra da Saúde ordenou esta quarta-feira a suspensão imediata toda a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa e Vale do Tejo, no dia em que os novos casos de Covid-19 atingiram um novo valor máximo, com registo de mais de 10 mil infeções.
A ordem da ministra consta de um email ao presidente do Conselho de Administração dos Hospitais do SNS da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo a que os jornais “Expresso” e “Público” tiveram acesso e citam nas suas edições online.
O Ministério teme que o grande aumento de casos positivos se faça sentir numa maior procura dos hospitais nos próximos dias, numa altura em que muitos hospitais em Portugal já estão perto do seu limite.