Contribuir para a solução de problemas trazendo novas ideias é o espirito que norteia o mais jovem presidente de um Conselho Geral Universitário do nosso país, que ontem foi eleito para este órgão na UBI.
Hugo Carvalho tem 30 anos e vai desempenhar o cargo “com gosto e com o espirito de quem chega de fora – questionando o que muitas vezes a própria universidade se esquece de perguntar a si própria”, disse no final da eleição aos jornalistas. O também deputado avança que desde o primeiro momento se mostrou disponível para aceitar qualquer cargo e qualquer missão que o Conselho entendesse.
Não avança as prioridades estratégicas a seguir na UBI “uma vez que estas cabem ao próximo reitor” justifica, mas não esconde que “atrair mais estudantes tanto em Portugal como fora, ter estudantes com mais poder de decisão e a serem mais considerados, bem como os professores estarem mais à vontade para inovar, são desígnios do ensino superior que teremos em comum”, disse.
Afirma-se como “um embaixador dos interesses do Conselho Geral e da UBI” em todos os locais “em que tenha oportunidade de o ser”.
Embora tenha feito o percurso académico no Porto, reconhece que conhecia a UBI, uma vez que foi administrador da Federação Académica do Desporto Universitário e presidente do Conselho Nacional da Juventude, e nessas qualidades vinha aqui com regularidade. Desde sempre ligado ao movimento estudantil, lidera agora o órgão que irá eleger o próximo reitor.
O Conselho Geral já iniciou o processo de eleição, com a publicação do edital de abertura de concurso. Hugo Carvalho estima que no final de abril possa eleito o novo reitor.