A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulga hoje um manual sobre a Literacia em Saúde e Comunicação para promover a adesão da população à vacinação contra a COVID-19, salientando o papel dos profissionais de saúde na disseminação de mensagens que promovam a vacinação e no esclarecimento da população.
Em nota de imprensa, a DGS esclarece que o documento apresenta recomendações para “todos os que possam ter um papel fundamental na promoção da vacinação, com grande enfoque para os profissionais de saúde e para os cientistas”. Neste sentido, os profissionais de saúde devem, por exemplo, “recomendar a vacina aos seus utentes, evidenciando os benefícios a nível individual e coletivo, e explicando que os mesmos são largamente superiores ao risco”. Além disso, “devem priorizar as perspetivas dos utentes, procurando esclarecer dúvidas e preocupações que possam ter”.
Segundo a DGS, este manual pretende ser “um referencial baseado em princípios da Promoção da Literacia em Saúde, Ciências da Comunicação e do Comportamento” que começa por explicar, “de forma simples e clara”, o processo de desenvolvimento das vacinas, e a forma como atuam os diferentes tipos de vacinas.
“Ativar as competências da população para a literacia em saúde potencia o cumprimento das medidas de prevenção e controlo da COVID-19 e ajuda a garantir o sucesso da vacinação”, sublinha a DGS.