Apesar do alarme que os “clarões” que se avistam em vários locais da Serra da Estrela têm provocado, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro, CDOS, disse à Rádio Clube da Covilhã que estas ocorrências não oferecem qualquer perigo.
Segundo a fonte trata-se de queimas para renovação de pastagens. O CDOS explica que que os bombeiros estão no local embora não se registe qualquer situação de emergência.
Nos últimos dias também a Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela tem apoiado a realização de ações de fogo controlado na região.
Segundo a CIM-BSE os trabalhos têm sido coordenados pelo Instituto de Conservação da Natureza (ICNF) e pelos Gabinetes Técnicos Florestais dos Municípios intervenientes, avançando que esta atividade está prevista nos diversos Planos de Fogo Controlado dos Municípios que integram a CIM-BSE e que são aprovados na Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
O uso desta técnica visa criar zonas tampão ou barreiras ao desenvolvimento de possíveis Incêndios Rurais, renovar as pastagens para os rebanhos existentes ou melhorar os habitats cinegéticos, sobretudo para a caça menor. São planeadas e executadas por técnicos habilitados para o efeito e permitem o treino operacional das entidades de proteção civil, nomeadamente as equipas de Sapadores Florestais e as equipas de bombeiros.
(Foto Gonçalo Poço)