Covilhã sob aviso amarelo devido ao risco de incêndio

De acordo com o IPMA, a Covilhã encontra-se em risco de incêndio moderado (aviso amarelo) até terça-feira. Na quarta-feira o aviso é laranja, risco de incêndio elevado.

Esta situação deve-se a diversos fatores como a “humidade relativamente baixa durante a tarde”, vento “moderado a forte até 40 km/h durante a noite e manhã nas terras altas” e à “subida da temperatura nos dias 27 e 28 março, com acentuada amplitude térmica, devendo manter-se até ao dia 1 abril”, informa a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).


Os índices de risco de incêndio vão continuar a aumentar até à
próxima quarta-feira, dia 31 de março, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, sendo que, nesse dia, a Covilhã encontra-se sob aviso laranja.

Em nota de imprensa, a ANEPC alerta para que a realização de queimadas extensivas só é permitida “após autorização da Autarquia local”, que também é necessária em caso de “queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração” nos locais onde o índice de risco temporal de incêndio for de nível muito elevado ou superior.

Foto: arquivo