As alunas de Design de Moda escolheram como inspiração a alegria e a multirracialidade para desenhar chapéus reversíveis.
A felicidade e a alegria das cores levaram duas alunas do curso de Design de Moda da Universidade da Beira Interior (UBI) às etapas finais de um concurso nacional de chapéus reversíveis, promovido pela empresa Life is a Mesh. Margarida Moreira, portuguesa, e Hanna Costa Zani, brasileira, estão entre os 24 designers que desenvolveram projetos de chapéus que podem ser utilizados dos dois lados.
O concurso ainda está em andamento e deve divulgar os três primeiros lugares no dia 6 de abril. Mas, chegar até aqui, sendo ainda estudantes em processo de formação, já é considerada vitória para as duas jovens.
Margarida Moreira tem 20 anos e está no terceiro ano do curso. Após a sinalização de uma professora que falou sobre o concurso, desafiou-se a si mesma. “Sempre gostei imenso de criar padrões e de ilustração digital. Como designer, a criação de padrões é o que mais gosto de fazer” esclareceu. “A inspiração principal foi a felicidade. Num dos chapéus, de um modo mais abstrato, representado pelo movimento das formas e pelas cores e o outro padrão representa a felicidade e multirracialidade” afirmou a jovem designer.
Hanna Zani tem 20 anos, está no segundo ano de Design de Moda e afirmou que aprecia demasiado a estamparia, por isso a decisão de participar no concurso. A estudante reiterou que, como referência à criação, fez pesquisas sobre a identidade da marca que promove a seleção. “Depois, escolhi as cores mais vivas e alegres. Já estamos num momento muito difícil, por que não usarmos as cores a nosso favor? E as estampas criadas, foram para serem fáceis de se usar e combinar com todos!”.
Hanna Zani deixa claro que o design de moda vai além de padrões estéticos e visuais e, assim como as diversas áreas do conhecimento, também tem um papel social. “A moda está cada vez mais disponível para todos!” sublinha. “O design de moda tem o poder de influência, diferenciação e mudança, numa perspectiva em que as pessoas se podem afirmar individual e coletivamente”, complementa Margarida Moreira.
As designers projetaram os chapéus tendo como referência o verão, publicaram nos seus perfis no Instagram identificando a marca e com uma hashtag específica. A partir daí, a seleção foi feita pela empresa Life is a Mesh, que dividiu os 24 desenhos em duas rondas de votação, destinando ao público a decisão final sobre o melhor chapéu.
As criações das duas universitárias da UBI e de mais 22 designers estão disponíveis no Instagram de Life is a Mesh.
-Lahis Welter