FCSH promove sessão de esclarecimentos para novos negócios

O Departamento de Gestão e Economia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior apresentou no passado dia 17 de abril o webinar online “Criação de Empresas e suas Obrigações Contabilísticas”.

Integrado no Mestrado em Empreendedorismo e Criação de Empresas e realizado no âmbito da unidade curricular “Desafios Empresariais”, o evento contou com a presença e participação de vários alunos, alguns deles de outras áreas, e foi apresentado pela Doutoranda em Gestão na UBI, Lurdes Simão.


A oradora deste evento conta com uma vasta experiência em pequenas e grandes empresas, tendo realizado investigações na área da inovação organizacional e elaborado e publicado vários artigos científicos. Segundo a Professora Maria José Madeira, do Departamento de Gestão e Economia da UBI, a aula aberta teve como objetivos dar a conhecer como se escolhe o modelo jurídico do negócio, a constituição formal do início de atividade, os regimes de tributação, os impostos a pagar e a segurança social. Todos estes são conhecimentos aplicáveis a empresas de serviços singulares, como cantores ou arquitetos, mas também a empresas coletivas que fornecem serviços e venda de produtos, como por exemplo sociedades agrícolas ou industriais.

-Tomás Quaresma