“Lupin”: O ladrão encantador

Cultura do mês: Série

A série francesa “Lupin: Dans l’ombre d’Arsène” estreou na Netflix em janeiro de 2021.


Para os amantes de séries com suspense, mistério e drama esta é a próxima série que devem ver. É inspirada na história criada por Maurice Leblanc em 1905. A personagem principal, Arsène Lupin, muito parecida com Sherlock Holmes, é considerada um dos grandes êxitos da literatura francesa. Arsène Lupin é conhecido como o mestre do disfarce e como o especialista em cometer crimes e conseguir fugir sem ser apanhado. 

“Lupin” conta a história de Assane Diop, filho de um emigrante senegalês, que viaja para França com o objetivo de encontrar melhores condições de vida para ele e para o seu filho. 

Na série, há várias personagens que se destacam, tal como, Claire, a ex-mulher de Assane por quem ainda está apaixonado. Raoul é o filho de Assane e de Claire. Na família Pellegrini, há três protagonistas principais, Hubert Pellegrini, o pai de família, Anne Pellegrini que é a sua mulher, e por fim Juliette, filha do casal. Uma das outras pessoas que aparece várias vezes é um grande amigo de Assane, Benjamin, que por várias vezes acaba por ajudá-lo. Por fim, ainda há três elementos importantes para a história: os três agentes da polícia, Sofia Belkacem, Romain Laugier, e Youssef Guedira. 

 Tudo começa com a acusação feita contra o pai de Assane por um roubo de um colar de diamantes extremamente valioso que pertencia à família Pellegrini, família para a qual ele trabalhava como motorista. Preso, sabia que não iria conseguir defender-se e que não poderia dar a vida que sempre sonhou ao seu filho. Acaba por se suicidar na sua cela e deixa sozinho o seu único filho, Assane.A história passa-se 20 anos depois deste acontecimento, quando Assane encontra um dos livros de Arsène Lupin, um presente que lhe tinha sido oferecido pelo pai. Esse livro acaba por tornar-se uma inspiração para Assane, que quer elaborar uma vingança contra a família Pellegrini que destruíram a vida do seu pai, e, por consequente, a sua.

Logo no início, seguimos uma apresentação da personagem de Assane e começamos também a perceber o plano para o roubo do colar. Assane imagina e elabora o plano do início ao fim para o seu assalto ao Museu do Louvre que lhe permitiria recuperar o colar e vingar o seu pai. Todos os passos são explicados, o que dá a sensação ao espectador de colaboração e envolvimento no próprio crime.

Ao longo da narrativa, surgem muitos flashbacks de momentos da vida de Assane, sejam recordações da sua infância e adolescência, como também episódios do pós-roubo, que nos ajudam a perceber o porquê dos acontecimentos e das outras personagens envolvidas na vida de Assane. Outros momentos importantes e atenciosos da série acontecem entre o protagonista e o seu filho, Raoul, a quem Assane tenta transmitir o seu fascínio pelo Arsène Lupin, tal como o seu pai fez com ele.

Durante a trama, podemos viajar pela capital da França, com as cenas que são gravadas em vários monumentos e lugares incontornáveis de Paris. Um dos locais principais da série é o museu mais famoso da cidade, o Museu do Louvre. É aqui que ocorre o roubo do colar que pertenceu à Maria Antonieta. Num dos encontros entre Assane e Claire podemos ver o Porte Saint-Martin, um dos arcos famosos de Paris. O amigo mais próximo do Assane gere um antiquário no Marché aux Puces de Saint-Ouen, que é um grande mercado da capital. Vários momentos da série são gravados na suposta casa dos Pellegrini que é, na realidade, uma casa-museu Nissim de Camondo, um museu conhecido de artes decorativas francesas. Em “Lupin” também podemos ver um dos grandes e emblemáticos jardins da cidade, o Jardim do Luxemburgo, onde se encontra o Palácio do Luxemburgo e que atualmente funciona como a sede do Senado francês. Por fim, também se pode ver o Pont des Arts, uma das pontes que cruza o Rio Sena, e que ficou famosa graças aos cadeados que são colocados por pessoas apaixonadas, onde vemos Assane e o filho dar vários passeios em família.

Assane, interpretado pelo ator francês Omar Sy, é uma das figuras características da série que cativa pelo seu carisma e pela sua ótima interpretação da personagem. Assane, sendo ladrão, deveria ser uma personagem detestável e que ninguém aprecia. Mas é completamente o aposto. O público acaba por ter carinho pela personagem, pois ele não rouba para fazer mal a alguém. Ele apenas tenta vingar o seu pai e conhecer a verdade sobre o seu passado. É, certamente, um ladrão, mas sabe encantar o seu publico.

Com os seus cinco primeiros episódios já lançados, “Lupin” encantou o público mundial e, até ao mês de fevereiro, ocupava o primeiro lugar no top 10 das séries mais vistas da Netflix em países como Argentina, Alemanha, Itália, Brasil, Espanha, Filipinas e Suécia. Em Portugal, chegou a ocupar o segundo lugar da tabela.A Netflix já anunciou a realização de mais cinco episódios no verão de 2021, mas com data de estreia ainda por confirmar.

-Mathilde Amaral