Investigadores da Beira Interior criam rolhas adaptadas para idosos

Um grupo de investigadores ligado a instituições da Beira Interior, entre eles o covilhanense Bruno Trindade, técnico superior na área de Animação Gerontológica na Residência Sénior do Peso, desenvolveu um conjunto de rolhas ergonómicas para idosos.

Através destas rolhas pretende-se que pessoas com lesões típicas do envelhecimento, “façam a abertura de garrafas de forma mais ágil, fácil e independente”.


A equipa de investigadores explica em nota de imprensa que “estas rolhas foram concebidas num formato que permite a abertura de garrafas de forma autónoma, exigindo do utilizador muito menos força na mão. A solução advém do design com formato quadrado, triangular e oval”.

A investigação dá, assim, “uma resposta funcional alternativa” para a melhoria do quotidiano dos idosos, “constituindo uma mais-valia para o seu dia a dia”, reforça a equipa no documento.

O produto foi criado pelos investigadores Bruno Trindade, Ricardo Pocinho, Pedro Silva, Gonçalo Martins, Domingos Santos e João Júlio Serrano, em parceria com a Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES).

Concebido com materiais adequados e um conceito de design criativo, as Rolhas para a 3ª Idade estão já patenteadas com o Registo de Design no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).