“O nosso objetivo, como PYX e também como profissionais de comunicação é auxiliar os empreendedores a comunicarem melhor”

Criada pela Laura Gomes e Manoela Nogueira, alunas da Universidade da Beira Interior, doutoradas em ciências da comunicação, a plataforma PYX Comunicação apoiada pela StarUp Voucher, é uma plataforma com cursos de comunicação turística e consultoria que pretende ajudar empreendedores a melhorarem a comunicação no setor do turismo.

+Academia: Como surgiu esta ideia de criar uma plataforma para comunicação turística?


Manoela: A ideia de criar a plataforma surgiu o ano passado, em março de 2020, mas já há alguns anos que eu e a Laura conversávamos sobre como podíamos auxiliar o setor turístico da região, visto que somos formadas em jornalismo e já trabalhámos com assessoria de comunicação. Assim, pensámos em implementar estas técnicas no setor turístico, principalmente a Laura que estuda turismo. Contudo, com o passar do tempo e com o amadurecimento da ideia, percebemos que talvez não fosse o melhor, porque nem todos os empreendedores mais pequenos têm como pagar uma assessoria, mas a comunicação é importante e necessária, sendo um grande auxílio neste setor. Foi depois disto que surgiu a ideia e que criámos cursos de comunicação turística e consultoria.

Laura: Nós já nos conhecemos desde 2017, pois fomos colegas de mestrado. Demorou muito tempo para conseguir fazer algo e cada semana temos algo novo para fazer quanto a isto, é muito bom.

  • Quais os objetivos pretendidos com esta plataforma?

Laura: O nosso objetivo, como PYX e também como profissionais de comunicação é auxiliar os empreendedores a comunicarem melhor. Notamos que existe muita dificuldade em determinadas coisas que, para nós que somos da área da comunicação são fáceis, como responder nas redes sociais e interagir com as pessoas, e queremos ajudar a melhorar isso.

Manoela: Eu acho ainda que, além de auxiliar, queremos mostrar a importância que a comunicação tem neste setor e de que forma os pode ajudar. As pessoas, às vezes, não têm noção de como a comunicação é importante.

Laura: Até porque o turismo é um serviço/produto no qual a experiência vivenciada, só é sentida no final da compra, ou seja, a comunicação é algo fundamental para alcançar e mostrar aquilo que a pessoa vai encontrar depois.

  • Acham que a pandemia causou muitos danos na área do turismo? Se sim, de que maneira?

Laura: Sim! Não podemos viajar e assistimos ao encerramento de vários negócios na área do setor turístico, que dificultou a venda dos produtos e, causou e continua a causar danos enormes. Ainda assim, acreditamos que com a comunicação, podemos ajudar o setor a melhorar.

Manoela: Nós até já fizemos vários conteúdos sobre isso, mostrando como a pandemia afetou Portugal. O número de turistas que vieram para cá diminuiu em 67%, causando grandes prejuízos económicos. Antes, faziam-se mais viagens aéreas e agora as pessoas procuram viagens pelo interior de modo a conhecer as regiões.

Laura: De facto, no verão passado, o turismo regional foi muito grande. Houve uma campanha para as pessoas continuarem a conhecer o próprio país, por questões económicas e de saúde. Eu mesma conheci Portugal muito melhor!

  • Que estratégias de comunicação utilizaram para lutar contra isso?

Laura: Nós usamos estratégias básicas contra isso. Já que não podemos sair de casa, vamos falar com as pessoas que estão em casa também. Muitos empreendedores não percebiam que devemos estar presentes no processo online.

Manoela: Há uma coisa sobre a qual falamos muito, que é o marketing de conteúdo, não fazer uma oferta única, é criar todo um interesse. Mesmo não podendo viajar, tenho de ter uma estratégia para que as pessoas tenham interesse no conteúdo. Agora é a altura certa para fazer isso, as pessoas andam a pesquisar mesmo sem a possibilidade de viajar de imediato, logo, temos de informar ainda mais com vídeos, áudios, imagens.

  • Como funciona a PYX comunicação e em que fase do processo se encontra?

Manoela: Neste momento, a plataforma está em fase de construção. A PYX comunicação é um projeto apoiado pelo Startup Vooucher, uma medida do governo português para incentivar projetos de jovens empreendedores, tendo sido a PYX selecionada. Durante a participação existem três etapas, a ideia, a do desenvolvimento do plano de negócio, que é onde estamos, e a construção da empresa em si. Como fazemos parte deste programa, só podemos lançar a empresa depois das três etapas, então ainda estamos a estruturar e a trabalhar na questão do relacionamento com os empreendedores e com o nosso público-alvo, mostrando e falando um pouco mais da questão da comunicação. A plataforma só vai estar 100% construída em setembro, que é quando termina a terceira etapa, mas por enquanto podem encontrar a PYX nas nossas redes sociais, onde partilhamos informação até a nossa plataforma estar pronta.

Laura: Temos também um canal no Youtube com aulas sobre comunicação turística, que foi aquilo que conseguimos fazer até agora dentro das nossas possibilidades no startup. Falamos também todos os dias nas nossas redes sociais.

  • Como são, assim de forma geral, os eventos, cursos e consultorias que disponibilizam aos utilizadores?

Laura: De momento, quanto a eventos, quando entrámos na startup Portugal, disponibilizámo-nos a realizar um evento semestral com os nossos alunos, para que eles aprimorassem os conhecimentos, mas também para se conhecerem uns aos outros. De momento, não sabemos como o fazer devido à pandemia, mas temos feito lives no Instagram falando, não só de turismo, mas também de empreendedorismo e das dificuldades que possam existir. Os cursos vão ser livres, com poucas horas de duração e com módulos, por exemplo, módulo de redes sociais e esse módulo vai ter cursos menores, e terá tudo o que o profissional precisa para comunicar.

Manoela: Os nossos cursos vão ser práticos. A nossa ideia é que, ao fazer um curso, o possas aplicar. Claro que tem teoria, mas o nosso objetivo é que o empreendedor possa aplicar o conhecimento no negócio.

Laura: Sim, e vai ser acompanhado de material extra e alguns deles de consultoria se se quiser direcionar mais para uma área. Nesses momentos, nós pegamos nos dados e tentamos entender as necessidades, ajudando a melhorar naquilo que precisa.

Manoela: Nestes casos de consultoria, fazemos um plano de ação para ajudar e orientar a pessoa a solucionar o problema.

  • Atualmente, contamos com vocês as duas no projeto, mas pretendem expandir a equipa?

Manoela: Sim, claro. Nós temos feito tudo do projeto, desde a parte financeira, criação dos cursos, marketing e redes sociais. Temos tido muito apoio da nossa incubadora, A praça do Fundão e do nosso mentor, João Santos. Mas queremos expandir a equipa e contratar mais pessoas para trabalharem e darem os cursos connosco.

  • Que conselhos dão a alguém que pretenda criar e desenvolver um projeto assim de raiz e impactante como o vosso?

Manoela: O meu conselho principal é procurar um projeto pelo qual a pessoa seja apaixonada, acreditar e ser humilde. É muita coisa para fazer, por exemplo, eu e a Laura nunca tínhamos empreendido na vida, nós somos jornalistas por formação, mas nunca tínhamos tido o nosso próprio projeto. Por isso, eu digo que temos mesmo de ser apaixonados, pois são muitas horas de trabalho em que temos de nos dedicar muito. Temos de aprender bastante sobre outras áreas. Eu esta semana tenho de fazer um plano financeiro e sou jornalista. E por mais problemas, nunca devemos desistir, problemas há em todo o lado.

Laura: Eu aconselho à criação de um plano para nos orientarmos, para não nos perdermos no meio do projeto e isso ajuda até hoje.