O deputado Nuno Fazenda (PS) e o presidente da Câmara Municipal da Covilhã participaram esta manhã numa sessão especial do parlamento dos jovens na Escola Pêro da Covilhã e ficaram “impressionados” com a capacidade de debate dos jovens “parlamentares”.
Uma participação que teve por objetivo mostrar aos alunos o “trabalho que os deputados realizam na Assembleia da República”, explicou à nossa reportagem Nuno Fazenda, vincando que também é importante “ouvir e ver os trabalhos que os alunos têm estado a fazer e quais as suas causas”.
O parlamentar vinca a “enorme participação” dos alunos, afirmando que é gratificante ver a forma como “se aplicam nesta tarefa”. Frisa que iniciativas como esta têm também como objetivo aproximar as crianças das tarefas reais de um deputado.
Nuno Fazenda regressou à escola onde também foi aluno e elogiou a iniciativa da direção do agrupamento, uma vez que, apesar deste ano o parlamento dos Jovens por razões sanitárias não se ter realizado a nível nacional, desenvolveu a iniciativa a nível local “o que é de saudar”, vincou.
Também Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã participou na ação e afirmou que “foi uma experiência muito agradável, em que alunos do sexto ano mostraram uma capacidade notável de argumentação e debate, uma coisa fora de série” afirmou. Para o autarca esta é a prova que “dão frutos os esforços dos docentes”.
“É muito bom ver que jovens de tão tenra idade já têm uma capacidade de intervenção cívica extraordinária”, disse ainda o presidente.
Para além desta iniciativa a comitiva visitou também a Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Visitas às escolas que servem para “perceber como estão a decorrer as aulas e o ano letivo neste período conturbado” explicou Nuno Fazenda, que no final da visita afirmou que “está a correr bem”.
Nuno Fazenda destaca o plano de vacinação contra a Covid-19 nas escolas, um trabalho em que “deve ser saudado o esforço das autoridades de saúde”, porque “está tudo a correr bem”, dando como exemplo o caso da Escola Quinta das Palmeiras, que tem cerca de 900 alunos, e em que todo o corpo docente e não docente já está imunizado com a segunda dose da vacina, adiantou.