Associação de Radioamadores da Beira Baixa reúne em Cortes do Meio

A Associação de Radioamadores da Beira Baixa reuniu este sábado em Cortes do Meio para “treinar as aptidões, experimentar as antenas que são construídas por nós, trocar conhecimentos entre os colegas e promover a região”, relatou António Fernandes presidente da mesa da assembleia geral.

António Fernandes referiu que a Associação “foi constituída em 2006 e neste momento tem cerca de 35 sócios”. Ainda que o número “possa ser considerado reduzido, existem alguns requisitos para ingressarem na nossa Associação, como o gosto pelas comunicações amadoras e serem, preferencialmente, radioamadores licenciados”, explicou.


O presidente da mesa da assembleia geral contou que a Associação tem a sua “rede de comunicações estratégicas, que consistem nos nossos repetidores, instalados na Serra da Gardunha e temos colaboração com a Proteção Civil”. No ano de 2019 estiveram presentes no exercício Fénix, na Senhora do Almortão, “onde estivemos ao lado da Proteção Civil e outras entidades de socorro”, acrescentou.

No futuro próximo a Associação de Radioamadores da Beira Baixa pretende aumentar o número de sócios, “o que não tem vindo a ser fácil, por culpa da legislação”, e equipar a sede com equipamentos de transmissão, revelou ainda António Fernandes.