Daniela Ferreira é a primeira mulher da Covilhã a competir na Taça de Portugal de Montanha 1300 e a sua estreia vai acontecer na Rampa Serra da Estrela ao volante de um Citroen C1, a representar as cores da equipa FR Power, também da Covilhã.
O gosto pelo desporto automóvel surgiu por influência do marido, que é o dono da empresa de assistência FR Power, conta à nossa reportagem, acrescentando que a escolha do carro para participar também foi óbvia porque sempre gostou do C1.
A Rampa Serra da Estrela não é desconhecida para a piloto, uma vez que já participou no ano passado, mas inscrita na regularidade, explicou ainda Daniela, recordando que no final da prova teve a certeza que tinha que voltar “mas na Montanha a sério, não poderia ser na corrida dos “amadores””, recorda.
Uma decisão que se tornou possível “graças ao apoio que consegui junto dos patrocinadores” vincou.
A jovem espera que a sua participação na competição esta época não fique por aqui, mas essa é uma decisão que terá que tomar mediante “os apoios que surjam”. “No próximo ano gostava de fazer o campeonato todo, mas tudo depende também dos patrocinadores”, avança.
Vai apresentar-se na Serra da Estrela com um carro com 1.000 de cilindrada a competir na Taça 1.300, “um carro limitado”, reconhece, mas vai com a garra de em “cada subida fazer sempre melhor e se possível chegar ao pódio”. “O meu carro é muito limitado, e como é de um troféu tem normas a que tem que obedecer, tem que estar de origem, mas isso é que dá piada à situação para tentar fazer sempre melhor”, diz com confiança.
Reconhece que há cada vez mais mulheres no desporto automóvel, “o que me enche de orgulho”, diz, recordando que “a Gabriela (Correia) foi das primeiras a fazer campeonatos inteiros, logo ela é uma inspiração”, mostra que “elas conseguem chegar ao mesmo sítios que muitos homens e têm muitas vezes melhores resultados”, sustenta.
Daniela Ferreira diz também que na sua equipa está rodeada de homens “que não a inferiorizam, muito pelo contrário, dão conselhos e incentivam”, vinca a piloto.
A piloto, natural da Covilhã, tem 27 anos, é estilista de unhas de profissão e pretende no fim-de-semana provar que tem garras para este desafio.
A Rampa Serra da Estrela vai ter ainda mais duas pilotos em prova. Eva Laranjeira, que lidera a Taça de Portugal de Clássicos de Montanha 1300. Vai estar ao volante de um Peugeot 205 ralye. Na categoria Turismos 1 apresenta-se no Subaru Impreza STI Daniela Marques.
Da Covilhã destaque natural para a participação de João Fonseca, Campeão Nacional de Montanha em 2015 e 2019 e vencedor da Rampa Serra da Estrala em 2020. Ao volante do Silvercar, o piloto vai “lutar pela vitória”, na única prova em que participa este ano.
Ainda da região, no Campeonato Nacional de Clássicos de Montanha vai estar ao volante do Ford Escort MKI Flávio Sainhas. Esta época o piloto optou também por apenas participar em 2 provas uma vez que “devido à pandemia não se concretizaram alguns apoios”, explicou à nossa reportagem, avançando no entanto que a “prova na Serra da Estrela era obrigatória” e irá ainda realizar a Rampa de Santa Marta de Penaguião, por gostar do traçado e do público.
Ainda nos Clássicos de Montanha e também a defender as cores da A. Sainhas Racing Team vai estar Carlos Fava, também natural da Covilhã, ao volante do Volkswagen 1303.
Na Taça de Portugal de Montanha vai competir Rui Gama em Peugeot 106.
Da região e a competir no Campeonato Portugal de Legends de Montanha destaque para Gonçalo Antunes, em Citroen Ax Gti e Ricardo Miguel em Peugeot 106.
A Rampa Serra da Estrela foi disputada pela primeira vez em 1976. No seu quadro de vencedores constam nomes sonantes do Campeonato da Europa FIA de Montanha, como os italianos Mauro Nesti, Franz Tschager e Simone Faggioli, ou o espanhol Ander Vilariño, mas também figuras consagradas do automobilismo português, como Pedro Matos Chaves, Carlos Rodrigues, Manuel Ferreira da Silva, Pedro Salvador, Rui Ramalho ou o covilhanense João Fonseca, campeão nacional de 2015 e 2019.
O recorde da prova pertence a Simone Faggioli, em Osella FA 30, com a marca de 2m28,839s, numa média 121,1 km/h, obtido em 2009.