1º Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas da Covilhã vai ser “impactante”

A Covilhã recebe a 10 e 11 de julho o primeiro Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas e a organização já disse que pretende que este seja um evento “impactante” para a região e para a modalidade.

A organização da iniciativa está a cargo da delegação distrital da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) e da Associação de Basquetebol de Castelo Branco, dois organismos que têm sede na Covilhã.


O objetivo é que o torneio tenha “impacto regional e nacional”, disse o presidente da APD, para que no próximo ano “possa ser internacional” vincou, avançando que tem intenção de convidar uma equipa espanhola. O responsável falava durante a conferência de imprensa de apresentação do torneio que decorreu esta segunda-feira, no Condomínio Associativo da Covilhã.

Ainda não há a certeza que possa haver público nas bancadas em julho, mas Raul Pereira mostra “esperança” que tal possa ser possível.

“O objetivo é convidar crianças a assistir” para “mudar mentalidades, disse Raúl Pereira, considerando que é fundamental que “desde muito jovem se olhe para o desporto adaptado e se veja que os portadores de deficiência também conseguem praticar desporto”, frisou.

Divulgar a modalidade como elemento de “inclusão” é outra das metas da Delegação Regional da Associação Portuguesa de Deficientes que pretende criar uma equipa de competição, avançou Raúl Pereira.

É uma ideia que está ainda “a ser trabalhada e pensada” mas que “pretendemos implementar”, vincou o responsável.

Adérito Marques, presidente da Associação de Basquetebol de Castelo Branco salienta que o desafio para esta organização partiu da própria Associação Portuguesa de Deficientes e vinca que só é possível efetiva-la graças ao apoio da UBI, dadas as “muitas especificidades que acarreta”.

“Divulgar o basquetebol em todas as suas vertentes é o nosso objetivo”, sustenta o presidente, explicando assim o porquê de ter abraçado a iniciativa desde o início.

Tem também esperança que “este evento não fique por aqui” e que seja possível ter uma equipa a disputar o campeonato nacional adaptado, disse.

Neste primeiro torneio participam 4 das 7 equipas que participam no campeonato nacional. APD Braga, APD Lisboa, APD Sintra e GDD Alcoitão.

Os encontros irão decorrer no pavilhão nº 1 da UBI, com início no dia 10, às 15:00 (Braga/Lisboa). O segundo jogo (Sintra/Alcoitão) está marcado para as 16:45.

No dia 11 às 08:45 terá lugar o jogo de apuramento de 3º e 4º classificado, estando a final agendada para as 10:30.