As cidades de Saragoça e Turim receberam as primeiras reuniões presenciais dos responsáveis das universidades que compõem a UNITA – Universitas Montium.
As reuniões tiveram “o objetivo de discutir a continuidade do projeto até 2029, de fazer um balanço das atividades lançadas até ao momento e preparar as dos próximos meses, incluindo a candidatura a novos projetos e a celebração da Universiade 2025, em Turim”, revelou a UBI.
Os reitores de três universidades membros da UNITA – Saragoça, Pau e Pays de l’Adour e Beira Interior – reuniram-se na cidade espanhola de Saragoça, e estiveram em contacto por videoconferência com os representantes da Université de Savoie Mont Blanc, Universitá di Torino e Universitatea de Vest din Timisoara, que se encontraram na cidade italiana de Turim.
“Na agenda do Governance Board destaca-se a criação de uma entidade jurídica que dê apoio à Aliança e a garantia da sustentabilidade do projeto, nomeadamente numa altura em que o Conselho Europeu tomou a decisão de permitir às 41 alianças aprovadas em 2019 e 2020, incluindo a UNITA, a possibilidade de darem continuidade ao projeto até 2029”. Cada aliança terá disponível um apoio financeiro até 24 milhões de euros.
Uma das decisões das reuniões mantidas esta semana é o aumento do número de membros da aliança para ter acesso ao máximo financiamento oferecido pela Comissão Europeia para a extensão dessas alianças.
O projeto universitário europeu UNITA – Universitas Montium foi selecionado há um ano pela Comissão Europeia para ser financiado com 5 milhões de euros até ao ano letivo de 2023-24, com possibilidade de aceder a 2 milhões de euros adicionais para projetos de investigação relacionados com a UNITA.