Administração Regional de Saúde do Centro alerta para temperaturas elevadas

O departamento de Saúde Pública da ARS Centro chama a atenção para o aumento acentuado das temperaturas na região Centro, que se encontra atualmente sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevendo-se a continuação de muito calor durante os próximos dias de agosto.

Assim, a Coordenação Regional do Plano de Saúde Sazonal – Verão, da Direção Geral da Saúde, sedeada no Departamento de Saúde Pública da ARSC, reforça o alerta junto da população, insistindo na adoção de um conjunto de medidas que evitam os efeitos negativos do calor na sua saúde.


Estas medidas, muitas delas conhecidas já da população em geral, devem sobretudo ser seguidas pelas pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor como cidadãos mais velhos, portadores de doenças crónicas, acamados, crianças de tenra idade e todos os que desenvolvem atividade, laboral ou de lazer, fisicamente intensa ou ao ar livre.

Recorde-se que se deve evitar a exposição solar entre as 11h00 e as 16h00; no exterior, usar protetor solar com fator de proteção superior a 30; usar peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara.

Quando no exterior, utilizar um chapéu de abas largas e óculos de sol; evitar esforços físicos intensos, em especial nos dias e horas de maior calor. Permanecer em locais frescos (à sombra) ou climatizados.

Durante o dia, fechar janelas e persianas; à noite, fazer o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios.

Beber água e sumos naturais de fruta, mesmo não tendo sede. Esta medida é especialmente importante nos idosos, porque não sentem sede, e nas crianças de tenra idade; evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas; fazer refeições ligeiras.