A Universidade tem hasteada, ao longo do mês, a bandeira que faz parte da campanha desenvolvida em Portugal pela Acreditar, no âmbito da campanha de sensibilização para o cancro infantil.
A Universidade da Beira Interior (UBI) volta assim a associar-se, pelo seguindo ano consecutivo, à iniciativa “Setembro Dourado – Mês de Sensibilização para o Cancro Infantil”, promovida em Portugal pela Acreditar.
A cor dourada da bandeira simboliza a “cor da força, coragem e da resiliência, adjetivos comuns a todas as crianças, jovens e respetivas famílias que passam por esta doença”.
A bandeira foi colocada na segunda-feira, 6 de setembro, com a presença da vice-reitora da UBI, Amélia Augusto, que tem a área da Responsabilidade Social na instituição, acompanhada de Dulce Pombo, representante da Acreditar, e do docente da UBI, Nuno Pombo, na qualidade de associado da Acreditar. Com a adesão a esta iniciativa, a UBI dá o seu contributo para a sensibilização de um problema que afeta crianças e jovens.
De acordo com a informação que integra a campanha “Setembro Dourado”, por ano, surgem cerca de 400 novos casos, com a taxa de cura a rondar os 80%. A Acreditar chama ainda a atenção para o “desconhecimento e preconceito” que ainda existe, acrescentando que “é importante sobreviver, mas também ter vidas longas, produtivas e com significado”.
A Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro organiza em Portugal o “Setembro Dourado”, inserido na campanha “Ligth It Up Gold”, criada pela Childhood Cancer Internacional, que representa 181 organizações de 90 países e que tem a Acreditar entre os fundadores.