A ERSAR, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, atribuiu à Águas da Covilhã, AdC, o selo de qualidade na vertente “Qualidade exemplar de água para consumo humano”, segundo o mapa de atribuições publicado na página oficial da entidade.
“As distinções são atribuídas a entidades gestoras que prestam serviços de gestão de resíduos e que se destacaram pelo seu bom desempenho”, realça a ERSAR.
A cerimónia solene de entrega, respeitante às edições de 2020 (avaliação de 2019) e de 2021 (avaliação de 2020), vertente águas, teve lugar em Lisboa, no dia 15 de novembro, no âmbito da 16º Expo Água.
Na Beira Interior 9 dos 26 municípios conseguiram esta distinção. Para além da Águas da Covilhã, foi também atribuído selo de qualidade à Câmara Municipal de Almeida, Município de Belmonte, CM de Celorico da Beira, CM de Gouveia, CM de Manteigas, CM de Penamacor, CM de Pinhel e Serviços Municipalizados de Castelo Branco.
Realçar que a água da Covilhã recebeu selo de qualidade respeitante a 2020 e 2021.
No total, mais de 150 entidades gestoras de abastecimento de águas e saneamento de águas residuais receberam o Selo da Qualidade do Serviço de Águas, sendo que apenas 95 foram atribuídos na área de água para consumo humano.
A ERSAR tem por missão a regulação e a supervisão dos setores de abastecimento público de água às populações, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos sólidos urbanos, incluindo o exercício de funções de autoridade competente para a coordenação e a fiscalização do regime da qualidade da água para consumo humano.