O livro “A inquisição no Teixoso – Lugar do termo da Vila da Covilhã”, da autoria de Luiz Sá Pessoa, será apresentado a 30 de novembro no salão nobre da Câmara Municipal da Covilhã.
Segundo a Câmara Municipal da Covilhã é uma “notável investigação histórica”, realizada pelo covilhanense Luiz Sá Pessoa, que assinala os 200 anos da extinção do Santo Ofício em Portugal.
A cerimónia de apresentação pública terá lugar pelas 17h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, tendo ainda como convidados José Ferro Tavares, Elisa Calado Pinheiro e Fernando Carvalho Rodrigues.
O autor, Luiz Sá Pessoa, é natural da Covilhã onde residiu e estudou até 1969. Engenheiro Civil pelo Instituto Superior Técnico e membro sénior da Ordem dos Engenheiros tem uma pós-graduação em Comércio Internacional, pela Université Libre de Bruxelles (Bélgica – Solvay Business School) e é auditor de Defesa Nacional, com o curso de Defesa Nacional do Instituto de Defesa Nacional.
Trabalhou durante 8 anos como engenheiro civil num grupo multinacional de origem belga, tendo ingressado na Comissão Europeia, onde geriu Fundos Europeus, para grandes projetos de infraestruturas em Portugal, tanto do Fundo de Coesão, como do FEDER. Como Representante da Comissão Europeia em Portugal acompanhou todo o período do resgate financeiro a Portugal, do FMI, do BCE e da Comissão Europeia até à sua aposentação em 2014.
Desde 2015 é o Cônsul Honorário da Lituânia em Lisboa, representando em Portugal o Embaixador da Lituânia, não residente em Portugal.
O interesse pela História, sobretudo a do seu país e da sua região natal, conduziu-o à investigação histórica, aproveitando o período de tempo em que a pandemia Covid-19 impôs grande isolamento.