A licenciatura em Sociologia da UBI tem acreditação por mais 6 anos, período máximo permitido por lei, foi hoje anunciado pela universidade em nota de imprensa.
No documento destaca-se que “a qualidade do corpo docente é uma das características mais significativas desta formação, que tem recebido a aprovação sucessiva da entidade que avalia o Ensino Superior”, a A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Segundo o documento a Agência considera que “o curso apresenta as condições ideais para receber a autorização pelo período máximo permitido por lei”, vincando que “a licenciatura proporciona aos alunos uma formação inicial em Sociologia que contempla uma aprendizagem robusta de perspetivas teóricas e metodologias, permitindo não só a compreensão da dinâmica e complexidade das sociedades contemporâneas, como também a prática da Sociologia, nos mais diversos contextos profissionais”.
A formação, que integra o Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, foi acreditada de forma incondicional devido a aspetos como o “corpo docente altamente qualificado e estável, com o seu trabalho reconhecido pela A3ES que, nas sucessivas avaliações, têm acreditado o curso por seis anos”, explica Maria João Simões, diretora do 1.º Ciclo. Outros aspetos importantes do funcionamento da licenciatura, acrescenta, são “a reconhecida proximidade entre docentes e alunos” e a “troca de experiências com estudantes internacionais inseridos em programas de mobilidade Erasmus, além de outros elementos com maior experiência e já inseridos no mercado de trabalho”.
O curso de Sociologia “mantém desde a sua criação uma elevada atratividade de alunos de todo o país e estrangeiro”, refere a UBI destacando que “os níveis de empregabilidade dos graduados pelo Ciclo de Estudos não revelam quaisquer dificuldades de transição para o mercado de trabalho”, conclui Maria João Simões, citada na nota de imprensa.