RUDE promove seminário sobre “Digitalização e Deteção Remota em Agricultura”

A RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural promove, no dia 2 de março, um seminário online sobre o tema “Digitalização e Deteção Remota em Agricultura”, no âmbito do projeto DESAGRO 4.0.

O evento, com início às 9h30, contará com uma palestra técnica sob o tema “Digitalização e Deteção Remota em Agricultura” proferida por Cláudio Paredes e Isabel Valin, investigadores e professores da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.


Serão, também, apresentados “produtos e serviços inovadores na área da agricultura de precisão, em particular, na deteção e sensorização remota, aplicando as novas tecnologias ao serviço de uma maior eficiência na utilização dos recursos e que possibilitem acrescidos fatores de competitividade e rentabilidade”, refere a RUDE, em nota de imprensa.

O seminário terminará com uma mesa redonda com investigadores da academia moderada por Ricardo Braga, coordenador científico do projeto, investigador e professor no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa para reflexão e partilha sobre as vantagens da digitalização das explorações agrícolas.

O projeto DESAGRO 4.0 é uma rede de cooperação que pretende identificar e promover a incorporação de novas tecnologias baseadas na IoT (Internet of Things) nos sectores agroalimentar e agroindustrial das regiões da Cova da Beira e Douro Verde e tem como missão dotar as explorações agrícolas destes territórios com competências e conhecimento que as ajudem a implementar modelos de negócio inteligentes na sua atividade.

Este projeto resulta de uma parceria entre a RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, a DOLMEN – Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Castelo Branco e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

A inscrição para o evento é gratuita, mas obrigatória e deve ser feita através do website do projeto em www.desagro-iot.pt ou AQUI.