Covilhã realiza “Carnaval da Neve” com programa alternativo

No ano em que o tradicional Carnaval da Neve assinala 70 anos de existência, a Câmara Municipal da Covilhã e o Clube de Nacional de Montanhismo, ajustaram a programação para que este se possa realizar.

A organização decidiu não realizar os eventos que, tradicionalmente, provocam ajuntamentos, “construindo um programa alternativo”, anunciou hoje a vereadora com o pelouro da cultura.


Durante reunião pública da Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, destacou que os “tradicionais desfiles”, que aconteceriam na sexta-feira antes do Carnaval e no próprio dia, “não se irão realizar por motivos de segurança”, bem como os bailes típicos desta quadra.

O programa vai desenrolar-se entre os dias 25 de fevereiro (sexta-feira) e 1 de março (terça-feira), com realizações nas Penhas da Saúde e na cidade, avançou ainda a autarca.

Nas Penhas da Saúde a animação centra-se no Ice Bar, na Ice Arena e na Pousada da Juventude, durante os vários dias do certame.

Na cidade terão lugar eventos na Praça do Município, no Teatro Municipal e na Biblioteca Municipal da Covilhã.

Um dos destaques é “uma instalação” a ser colocada na Praça do Município, concebida por Luís da Cruz, e que envolve IPSS, escolas e outras entidades. Trata-se de um projeto de “envolvimento da comunidade”, vinca a autarca, descrevendo uma “teia de neve” que está a ser construída e que será inaugurada dia 25, avançou.

Na Praça do Município estará também um “muro de fotos” para recordar o Carnaval da Neve.

Já na Biblioteca Municipal estará patente uma exposição para recordar desfiles passados, nomeadamente o de 2018, refere ainda Regina Gouveia.

No Teatro Municipal da Covilhã, dia 26, terá lugar um espetáculo da Orquestra de Malabares com a participação da Banda da Covilhã.

No Pelourinho o destaque vai ainda para a animação com “marionetas musicais”, com espetáculos que serão complementados, em alguns dias, com jogos tradicionais.

Trata-se de um programa elaborado para manter “o espirito deste tempo, que deve ser de folia” e que pretende “manter a ligação à comunidade”, disse a vereadora.

A autarca destaca ainda que o objetivo é que “numa época tão turística como esta, a Covilhã e as Penhas da Saúde não sejam um vazio, procurando desta forma oferecer conteúdos artísticos, culturais e de animação”, sustentou.