A Cinemateca Portuguesa vai exibir, pela primeira vez, oito filmes produzidos nos cursos de Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI). A sessão do dia 22 de março, pelas 19h00, foi pensada enquanto momento de celebração dos 20 anos da Faculdade de Artes e Letras da UBI, onde funcionam os cursos de Licenciatura e Mestrado em Cinema.
De acordo com a informação disponível na página oficial da Cinemateca “de tipologias e géneros diversos, com orçamentos e recursos distintos, esta sessão pretende mostrar um pouco da diversidade e da criatividade do cinema produzido na Universidade da Beira Interior na última década”.
Tiago Fernandes, diretor da Licenciatura em Cinema, refere que “esta sessão é um marco histórico para o curso de Cinema da UBI, na medida em que, pela primeira vez, os filmes produzidos em ambos os cursos são exibidos numa sala historicamente, e culturalmente, tão relevante como é a Cinemateca Portuguesa. Nesse sentido, esta celebração, pensada há dois anos e adiada devido à pandemia, é uma excelente oportunidade para ex-alunos, alunos dos cursos de Cinema e público em geral, que resida na capital do país, poder descobrir um pouco do que tem sido feito no curso de Cinema ao longo dos últimos anos”.
A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema é o organismo nacional de maior importância no que diz respeito à Sétima Arte. Tutelado pelo Ministério da Cultura, tem por missão a salvaguarda e a divulgação do património cinematográfico.