Realiza-se, no dia 30 de abril, sábado, às 21h30, no Pátio da Casa Grande da Barroca, o “Concerto para uma Árvore”, de Fernando Mota.
Esta atividade “marca o início de uma pesquisa à volta de objetos sonoros e instrumentos musicais experimentais criados a partir de árvores e outros materiais naturais. O instrumento Hárvore foi criado a partir de um carvalho cortado numa limpeza de terrenos na Serra de Montemuro em Fevereiro de 2020. Durante a quarentena esta pequena árvore foi-se lentamente transformando num instrumento musical, com cordas esticadas entre os seus ramos e sinos em lugar de flores. É tocado com as mãos, pauzinhos chineses, arco de violino, powerball, slide, pedras e troncos. Este e outros instrumentos desta pesquisa, como a Ramira e a Birdcage, fazem parte de um concerto que é a primeira paragem de um caminho que se adivinha longo e que engloba outras ramificações como os sistemas de comunicação e simbiose entre plantas e árvores e a pesquisa poética sobre a velhice e a memória”, refere o município, em nota de imprensa.
Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto “Este Zêzere que nos une”, promovida pelos municípios da Covilhã, Belmonte, Fundão e Manteigas. Este concerto conta ainda com o apoio da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e da Junta de Freguesia da Barroca.
O concerto terá entrada gratuita.