Câmara da Covilhã instala câmaras para vigiar floresta e “surpreender” incendiários

A Câmara Municipal da Covilhã está a colocar câmaras de vigilância “em locais estratégicos do concelho”, para “reforçar a componente de prevenção” de incêndios e de “repressão” de comportamentos de risco, anunciou Vítor Pereira na reunião publica da Câmara Municipal da Covilhã.

Para o autarca a medida visa “prevenir”, uma vez que permitirá detetar incêndios de forma precoce, e, também, detetar “movimentos anormais e suspeitos junto de zonas florestais”.


Questionado pelos jornalistas sobre número e localização das câmaras, o autarca não quis revelar, afirmando que o objetivo “é caçar incendiários e não se lhe vai dar dados que eles não devem ter”.

Recordando que o comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã é também o Comandante Operacional Municipal da Proteção Civil, Vítor Pereira afirma que ele próprio de “empenhou fortemente nesta solução”.

Com esta vigilância, para além de se detetar ignições no seu início, e mais facilmente as reprimir, caso se detete matéria criminal, esta será enviada para as entidades competentes, explicou o presidente da Câmara.